REGGAE NA JAMAICA

Claro,a pátria mae do reggae,onde ele nasceu,e aonde se encontra o maior número de artistas do genero,a quantidade é enorme e praticamente incontável,pois a cada dia surgem novos e mais novos cantores e bandas..
O Reggae foi desenvolvido na Jamaica,no Caribe,seu legítimo local de origem.Originário da década de 60,tendo como influençia o mento,o calypso,o ska,rezas africanas,e também o blues,soul e jazz americanos,muito populares nas rádios locais de Kingston,na época.O reggae divide-se em vários subgêneros,como o “roots reggae” (o reggae original) o “dancehall reggae”, que é originário da década de 70,o reggae dub,reggae toaster,dub poetry,nyabinghi,etc… O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura Rastafari, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais pra tentar desviar os olhos do povo pra isso, um modo de alertar e incentivar o povo á se mobilizar contra seus problemas.Em alguns casos,nas letras é citada a cannabis, considerada erva sagrada pelos rastafaris.
Considerada a ´´Nashwille´´do terceiro mundo,Kingston é famosa pela quantidade de artistas,gravadoras e produtores envolvidos com o reggae,além de numerosas lojas de discos de reggae e os tradiçionais sound-systems,exibiçoes em plena rua,ou clubes,de música ao vivo,auxiliada com potentes e modernos(ás vezes nem tanto), equipamentos de som, e improvisada na hora por um cantor ou Dj ´´toaster´´,a´lá U-Roy…Clement Coxsone e Dodd Duke Reid,foram donos dos primeiros sound systems surgidos em Kingston.
Duke Reid e Dodd tornam-se donos de estúdios na Jamaica, no caso de Dodd ele funda o Studio One, celeiro dos maiores artistas de reggae de todos os tempos.
Pelo Studio One passaram Bob Marley & The Wailers, Burning Spear, Dennis Bronw,Inner Circle.
A música Jamaicana dá sua grande e definitiva virada no final dos anos 60, o pai da revolução é conheçido como Mr. Lee ´´Scratch´´ Perry,cantor e produtor,que depois se juntou á Bob Marley para produzir seu material.
A ilha da Jamaica produziu todas as lendas e estilos do reggae nomes como Bob Marley & the Wailers,Peter Tosh,Bunny Wailer,Jacob Miller & Inner Circle,Joe Higgs,Dennis Brown,Gregory Isaacs,Culture,Israel Vibration,The Gladiators,The Congos,Max Romeo,Sly & Robbie,Pablo Moses,Jimmy Cliff,The I-TALS,Wailing Souls,The Meditations,Cornell Campbell,Bob Andy,Eric Donaldson,Jackie Brown,Prince Far I,U-Roy,I-Roy,Augustus Pablo,Dillinger,Trinity,Lee ´´Scratch´´ Perry,Junior Murvin,Jr. Delgado,Toots,Ijahman Levi,Hugh Mundell,Ras Michael & the sons ofNegus,Kiddus I,Black Uhuru,Don Carlos,Junior Reid,Michael Rose,Mighty Diamonds,Junior Byles,Skatalites,The Heptones,Justin Hinds,Dr. Alimantado,Prince Jazzbo,Niney the Observer,I-Threes,Althea & Donna,Lacksley Castell,Half Pint,Mutabaruka,Cocoa Tea,Freddie Mcgregor,Sugar Minott,Yellowman,Eek-a-mouse,Ini Kamoze,Jah Lion,Jah Woosh,Freddie McKay,Leroy Smart,Chinna Smith,The Viceroys,Yabby You,The Abyssinians,Twinkle Brothers,Luciano,Garnett Silk,Everton Blender,Alton & Hortense Ellis,John Holt,Jackie Mittoo,centenas,ou até milhares de outros artistas,produziu também numerosas bandas de apoio fabulosas,com músicos competentes como The Revolutionaries,Skin Flesh & Bones,Roots Radics Band,The Aggrovattors,Soul Syndicate,The Professionals,tantas outras,que dão apoios aos cantores,tanto em estúdio como em shows..
Agora nos dias atuais,o reggae na Jamaica tomou outros caminhos,modernos,eletronicos,embora todos os generos como o reggae roots e dub são muito bem prestigiados,felizmente,mas a ilha mergulhou no dancehall,um movimento que vem desde os anos 90 e continua firme por lá,faz suçesso entre o público local,a Jamaica produz também diversos artistas desse genero como o pioneiro Barrington Levy,Shabba Ranks,Anthony B,Sizzla,Capleton,Fantan Mojah,Buju Banton,Burru Banton,Chaka Demus & Pliers,Tiger,Mad Cobra,Ninjaman,General Trees,Elephant Man,Beenie Man,Bounty Killer,Sean Paul,Mega Banton,Lieutnant Stitchie,Richie Spice,Lutan Fyah,Junior Kelly,Pinchers,Damian Marley,Chuck Fenda,Spragga Benz,Admiral Tibet,nomes da nova geração do reggae.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: